sexta-feira, 22 de março de 2019

Behaviorismo: Comportamental 


John B. Watson - 1913.
Watson postula o comportamento como objeto de estudo da psicologia, tornando - o um objeto observável, mensurável cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Defendia uma perceptiva funcionalista para a Psicologia, esto é o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. 





Skinner - 1904 - 1990 

Está linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical termo. O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de '' não voluntário'' e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Respondentes são respostas eliciadas (evocadas) para estímulos. São respostas reflexas, condicionadas ou não. que se refere principalmente ás reações do organismo, por exemplo, a contração pupilar diante da luz, a salivação em resposta á comida, o suor em resposta ao calor.  
As operantes são aquelas que não estão correlacionadas com nenhum estímulo. Os movimentos espontâneos do organismo (abrir uma porta, nadar, etc.) podem ser denominados como operantes no sentido em que operam ou atuam sobre o meio externo, sem serem evocadas. As consequências que acompanham determinados comportamentos operantes são denominadas reforços, que são os responsáveis pela repetição desses comportamentos. Para investigar como ocorre o condicionamento operante, Skinner projetou um aparelho que passou a ser denominado caixa de Skinner, a qual é um equipamento simples, mas versátil, para estudar geralmente a psicologia de um rato ou de uma pomba. 


Comportamento Operante: 

 Este comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R —► S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S (do inglês stimuli) o estímulo reforçador (a água), que tanto interessa ao organismo; a flecha significa “levar a”.

Reforçamento: 

Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. O reforço pode ser positivo ou negativo:
O positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. 
O negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

Reforçamento negativo:

A extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

A punição é outro procedimento importante que envolve a com sequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.

CONTROLE DE ESTÍMULOS - Generalização de Estímulos:

Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar,
mas diferente. Frequentemente, a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Na generalização, portanto, respondemos de forma semelhante ao conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.

                             

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