Laranja Mecânica - 1971
O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.
O que dizer de Laranja Mecânica que já não tenha sido dito? Poderíamos passar horas e horas falando sobre o filme, seu fim, sua análise filosófica… Acho impossível resumir em poucas linhas a importância do filme, acho impossível me aprofundar em todas as questões levantadas, por isso vou tentar, na medida do possível, aproximar-me um pouco mais do pano de fundo da obra. Stanley Kubrick levou este filme às telonas em 1971, ainda que tenha chegado em muitos países mais tarde; o filme sofreu censuras e proibições, mas mesmo assim converteu-se em um clássico e se elevou à categoria de filme cult.
A história é passada no Reino Unido, num futuro distópico marcado pela violência e o autoritarismo. Alexander Delarge, o protagonista, lidera um gangue de jovens maginais que espalham o caos, através de atos de violência gratuita. Laranja Mecânica acompanha a onda de crimes de um gangue de jovens britânicos liderado por Alexander Delarge, Depois de ser preso e julgado por seus atos, o protagonista aceita fazer parte de um tratamento psiquiátrico que reduziria o tempo da sua pena. Alex é forçado a assistir cenas de violência e sexo por longos períodos de tempo, até passar mal. Depois de libertado, se torna numa vítima indefesa e sofre vinganças daqueles que atormentava antes. Desesperado, tenta se matar, pulando da janela. Depois da queda, recupera as suas funções mentais, mas o público e a imprensa o transformam num mártir e o governo tem que o subornar para manter a boa imagem. Alex acaba se tornando uma estrela, pousando para a capa dos jornais com o Ministro da Defesa.


Adorei o filme muito bom!
ResponderExcluirparabéns pelo blogger fico muito bom.