domingo, 2 de junho de 2019

Seminários :

Psicologia em construção
Essa psicologia Sócia Histórica é uma vertente teórica da psicologia, cujas proposições ligadas ao conhecimento do homem e sua subjetividade estão guiadas pela concepção materialista dialética. Que surgiu no inicio do século XX, no momento em que estavam procurando reconstruir-se as suas teorias cientificas a partir do referencial marxista em que todos os fenômenos deveriam ser estudados como processos em permanente movimento e transformação.   Não se pode construir qualquer conhecimento.
Os princípios desta teoria são:
A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal (experimentos, por exemplo), pois os animais não tem vida social e cultural.
As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades.
A linguagem e o pensamento humano têm origem social.
A consciência e o comportamento são aspectos integrados de uma unidade, não podendo ser isolados pela Psicologia.
Psicologia do desenvolvimento
  Área da psicologia que estuda o desenvolvimento humano do nascimento até a vida adulta. Jean Piaget se destacou nesse tema demonstrando que existem formas de perceber, compreender e se comportar de acordo com cada faixa etária. Que o individuo começa seu desenvolvimento humano por fatores que influenciam, pelos aspectos e por alguns períodos, até chegar a juventude onde ocorre através de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele se adaptar e se orientar entre o real e os seus ideais. Assim como no desenvolvimento infantil; as crianças estão em constante interação com os adultos que apresentam a elas as suas relações e sua cultura. E nessa mediação que os processos psicológicos mais complexos tomam forma.
A Psicologia como profissão 
 A psicologia como profissão foi regulamentada no Brasil em 1962. Ela é uma ciência que busca compreender o ser humano através de seus sonhos, desejo, emoções, pensamento e sua subjetividade e seus padrões de comportamento através da observação, e interpretação e interação com aquelas que vão em busca de ajuda, procurando identificar, desvendar e compreender melhor o sujeito que sofre. 
O profissional habilitado relaciona a sua pratica a uso de métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnósticos psicológicos.
Conforme a lei 4.119 descreve os direitos conferidos ao psicólogos em uso da sua formação é obrigatório o registro do diploma no órgão competente e constitui função do psicologo a utilização de métodos e técnicas psicológicas.Esse é o compromisso social da psicologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário